1. A ceia do Senhor Jesus foi instituída por Ele na mesma noite em que foi traído, para ser observada em Suas igrejas até o fim do mundo; para lembrança perpétua e demonstração do sacrifício de Si mesmo em Sua morte,1 confirmação da fé dos crentes em todos os benefícios disso, seu alimento espiritual e crescimento nEle, seu maior envolvimento em todos os deveres deles para com Ele; e para ser um vínculo e penhor de sua comunhão com Ele e uns com os outros.2
1 1Coríntios 11:23-26
2 1Coríntios 10:16,17,21
2. Nessa ordenança Cristo não é oferecido ao Pai, nem qualquer sacrifício real é feito de modo algum para remissão dos pecados dos vivos ou mortos, mas um memorial daquela oferta única de Si mesmo, por Si mesmo, na cruz, de uma vez por todas,3 e uma oblação espiritual de todo o louvor possível a Deus por ela;4 de modo que o sacrifício papal da missa, como eles chamam, é a mais abominável injúria ao próprio único sacrifício de Cristo, a única propiciação por todos os pecados dos eleitos.
3 Hebreus 9:25,26,28
4 1Coríntios 11:24; Mateus 26:26-27
3. O Senhor Jesus, nessa ordenança, designou que Seus ministros orem e abençoem os elementos do pão e do vinho, e, assim, os separem de um uso comum para um uso sagrado, tomem e partam o pão, tomem o cálice e, eles também participando, ofereçam ambos aos comungantes.5
5 1Coríntios 11:23-26, etc.
4. A negação do cálice ao povo; a adoração dos elementos, o levantá-los ou carregá-los para adoração e reservá-los para qualquer pretenso uso religioso, são todos contrários à natureza dessa ordenança e à instituição de Cristo.6
6 Mateus 26:26-28, 15:9; Êxodo 20:4-5
5. Os elementos exteriores dessa ordenança, devidamente consagrados aos usos ordenados por Cristo, têm relação com Ele crucificado de forma que, com verdade, embora em termos usados figurativamente, eles são às vezes chamados pelo nome das coisas que representam, a saber, o corpo e o sangue de Cristo;7 ainda que, em substância e natureza, eles ainda permaneçam verdadeira e somente pão e vinho como eram antes.8
7 1Coríntios 11:27
8 1Coríntios 11:26-28
6. Aquela doutrina que sustenta uma mudança da substância do pão e do vinho, na substância do corpo e do sangue de Cristo, comumente chamada de transubstanciação, pela consagração de um sacerdote ou por qualquer outra forma, é repugnante não somente às Escrituras,9 mas até mesmo ao bom senso e à razão; destrói a natureza da ordenança; e tem sido, e é, a causa de superstições múltiplas, sim, de idolatrias grosseiras.10
9 Atos 3:21; Lucas 24:6,39
10 1Coríntios 11:24-25
7. Os que comungam dignamente, participando exteriormente dos elementos visíveis dessa ordenança, em seguida, também interiormente pela fé, realmente e de fato, não de maneira carnal e corporalmente, mas espiritualmente, recebem e alimentam-se de Cristo crucificado, e todos os benefícios de Sua morte; o corpo e o sangue de Cristo não sendo corporais ou carnais, mas espiritualmente presentes pela fé dos crentes nessa ordenança, como estão os próprios elementos aos seus sentidos exteriores.11
11 1Coríntios 10:16, 11:23-26
8. Todas as pessoas ignorantes e ímpias, como tais são incapazes de desfrutar de comunhão com Cristo, são também indignas da mesa do Senhor, e não podem, sem grande pecado contra Ele, enquanto elas permanecem assim, participar desses santos mistérios ou ser admitidos a eles,12 sim, quem participar indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor, comendo e bebendo juízo para si mesmo.13
12 2Coríntios 6:14-15
13 1Coríntios 11:29; Mateus 7:6